II CONEAB | GRUPO DE TRABALHO 5: Histórias Africanas nos Materiais Didáticos

Coordenadores: Elaine Ribeiro (UNIFAL) e Raquel G. A. Gomes (UNICAMP)

Resumo: Este GT acolhe apresentações preocupadas em debater, discutir e analisar a relação entre produções literárias e o ensino de história. Produções literárias são compreendidas, aqui, num sentido mais amplo, e abarcam não apenas obras literárias, mas também materiais didáticos, paradidáticos, literatura infanto-juvenil e quadrinhos, por exemplo, que veiculam temáticas dos estudos africanos. É intenção fomentar o debate em torno da experiência e da prática docente – são também bem-vindos, portanto, relatos de práticas e atividades, bem como de dificuldades encontradas por professores no processo de ensino da História da África e da educação voltada para as relações étnico-raciais.
Palavras-chave: História da África; Ensino de História; Materiais didáticos.


Sobre os(as) coordenadores(as) do GT:

Profª. Drª. Elaine Ribeiro da Silva dos Santos

Profª. Drª. Elaine Ribeiro da Silva dos Santos

Doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e graduação em História – bacharelado (2007) e licenciatura (2009) – pela mesma instituição. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua na área de ensino e pesquisa, com ênfase na História da África, especialmente nos seguintes temas: história social do trabalho africano e fontes para o ensino e a pesquisa em história da África. (Texto informado pelo autor)


Profª. Drª. Raquel Gryszczenko Alves Gomes

Profª. Drª. Raquel Gryszczenko Alves Gomes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006), possui mestrado (2010) e doutorado (2015) pela mesma instituição – onde desenvolve, atualmente, pesquisa de pós-doutorado com apoio PNPD/Capes. Realizou pesquisa na University of the Witwatersrand e no The Harriet Tubman Institute for Research on Africa and its Diasporas, York University – integrando também o “The Angola Resgate Group” na mesma instituição. Interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de História da África, História Contemporânea e literaturas africanas anglófonas e lusófonas, privilegiando temas como políticas de segregação racial, legislação, imprensa, articulação de redes políticas e literárias e também ensino de História e formação docente. (Texto informado pelo autor)

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.