II CONEAB | GRUPO DE TRABALHO 7: Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa e Literaturas Afro-Diaspóricas

Coordenadores: Marcelo Pagliosa Carvalho (UFMA) e Vanessa Neves Riambau Pinheiro (UFPB)

Resumo: Este GT procurará debater a produção literária realizada por intelectuais africanas(os) de expressão portuguesa e por escritores(as) oriundos das diásporas africanas. Será um espaço de discussão e de construção do conhecimento que possa acompanhar a ampliação de pesquisas sobre as Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa e Afro-diaspóricas, sobretudo acerca dos estudos africanos no Brasil e seu desenvolvimento em vários centros e universidades brasileiras nos últimos anos. Pretende também contribuir para refletir e oferecer subsídios para a implementação efetiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que legislam sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas no Brasil. Propiciará o contato com a produção realizada e a socialização do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar acerca dessas literaturas e contribuirá para o reconhecimento e valorização da identidade étnico-racial por meio do diálogo crítico entre pesquisadoras(es) que vêm se debruçando na análise dessa produção literária. Estudar e debater as obras oriundas de elementos da cultura de matriz africana, historicamente representados de forma pejorativa na produção literária considerada canônica, contribui para sua valoração e ressignificação. Desse modo, assume-se o compromisso político de reforçar a autoestima e o pertencimento étnico-racial de leitores(as) negros(as) brasileiros(as), população que enfrenta um processo de invisibilização nas obras produzidas por autores(as) não-negros(as).
Palavras-chave: Literaturas africanas; Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa; Literaturas Afro-Diaspóricas.


Prof. Dr. Marcelo Pagliosa Carvalho

Prof. Dr. Marcelo Pagliosa Carvalho

Graduado em História (2000), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade de São Paulo. É Professor Adjunto II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA – Campus São Luís). Idealizador e docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, curso pioneiro no país. Coordenou o Projeto de Extensão “Relações étnico-raciais nos currículos escolares” e o Projeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) “Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Lecionou História (2002-2008) e atuou como coordenador pedagógico (2008-2011) na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Participou da coordenação do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo (2000-2008). Participou da criação e atuou como professor do curso de alfabetização de jovens e adultos do Núcleo de Consciência Negra na Universidade de São Paulo (1998-2001). Este curso destacava as relações étnico-raciais no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi educador e coordenador do Centro de Educação e Organização Popular, que desenvolvia a alfabetização de jovens e adultos (1998-2001). Principais temas de discussão: Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras; educação para as relações étnico-raciais; políticas públicas e financiamento da Educação. (Texto informado pelo autor)


Profª. Drª. Vanessa Neves Riambau Pinheiro

Profª. Drª. Vanessa Neves Riambau Pinheiro

Vanessa Neves Riambau Pinheiro é doutora pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Área de Estudos Literários, Ênfase em Literaturas de Expressão Portuguesa. Tem dois livros publicados pela Editora da UFPB nas áreas de literatura portuguesa e africana e organizou outros três também na área de literatura e crítica literária, além de ter publicado capítulos em livros diversos. Foi professora da Universidade da Costa Rica (UCR) pelo programa Leitorado, tendo ministrado aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira para hispano hablantes. Também foi Professora Adjunta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) entre 2011 e 2012. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Sociedade Contemporânea (GELISC), o Projeto de Extensão Poesia fora da academia (Grupo AEDOS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua como Professora Adjunta na graduação e na pós-graduação. Integra também o CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, vinculado à Universidade de Lisboa. (Texto informado pelo autor)


Instruções | Inscrição de Comunicação em Grupos de Trabalhos (GTs):

1. A apresentação de comunicação oral em GTs destina-se a doutores, mestres, alunos de pós-graduação (stricto e lato sensu) e graduados (IC/PIBID/PIBEX).
2. Para apresentar uma comunicação em GTs, o participante deverá submeter resumo através do blog do NEAB (http://wp.me/P7D3KY-kR), vinculando-o a um dos GTs propostos. 3. Os resumos serão avaliados pelos coordenadores dos GTs.
4. Cada comunicação terá a duração de 15 minutos.
5. O resumo da comunicação submetido a um dos GTs deverá conter entre 100 a 250 e palavras 3 a 5 palavras-chave (Cf. o modelo).
6. No resumo submetido à avaliação, deverão constar objetivos do trabalho, indicação da fundamentação teórica e metodológica e resultados.
7. As propostas de comunicações deverão ser individuais. (Um trabalho por comunicador); os trabalhos que tiverem coautor, este também deverá estar inscrito no Congresso.


INSCREVA-SE COMO:

Comunicador em GT Comunicador Individual Ouvinte

Dúvidas sobre o evento

Organização: neab.upe@gmail.com | coneab.neab@gmail.com
Coordenação: garanhuns.neab@upe.br | snchagas@uol.com.br
https://neabupe.wordpress.com/


Local do Evento

Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE.

Anúncios
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para II CONEAB | GRUPO DE TRABALHO 7: Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa e Literaturas Afro-Diaspóricas

  1. Pingback: CONGRESSO SOBRE LITERATURAS AFRICANAS, por Leonardo Coe – POESIA ESPINHA DE PEIXE

Os comentários estão encerrados.