Apresentação

……………O Congresso Entre Mares: a Literatura, Leitura do Mundo é uma iniciativa do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil – NEAB.
……………No dia 10 de abril de 2008 era inaugurado o Núcleo de Estudos sobre África e Brasil, da Universidade de Pernambuco, no campus Garanhuns. Uma longa trajetória foi percorrida até 2013, quando, finalmente, foi reconhecido pela universidade. A coordenação junto com alguns colegas professores enfrentaram uma longa jornada, permeada por muitos entraves, mas, o NEAB, com o auxílio das instituições de fomento, do Ministério de Educação e de várias secretarias, hoje já extintas, realizou muitos projetos e se propagou no meio acadêmico.
……………Este ano, o NEAB completa seu primeiro decênio. Seus membros orgulhosamente comemoram, pois, para a coroação de tantos esforços, iniciará este ano ainda, as aulas do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas, aprovado pela CAPES em 2017.
……………O Congresso Entre Mares: a Literatura, Leitura do Mundo tem por objetivo congregar estudiosos de várias universidades para debaterem as várias literaturas na atualidade, impulsionando assim as pesquisas em andamento. Contemplando, dessa forma, toda a trajetória da humanidade; reiterando assim, aquilo que já dizia Antonio Candido: “A língua é inerente ao homem, mas a literatura é o próprio homem”.
No período de 18 a 20 de setembro, a Universidade de Pernambuco abre suas portas para receber grandes estudiosos de literatura. Estes, muito contribuirão para a formação de alunos da Pós-Graduação e da Graduação. Alunos que, certamente, enriquecerão seus projetos por meio dos resultados das pesquisas apresentadas por profissionais de tão alto nível.
……………Os membros do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil não somente se regozijam diante de um evento de tamanha envergadura, como convidam a todos, para juntos, realizarem esse momento tão relevante na história da Universidade de Pernambuco.